4

Autoritarismo, não!

Até que ponto podemos dizer que uma pessoa tem autoridade ou ela é autoritária?
Primeiramente vou da aqui o significado dos dois ao pé da letra; AUTORIDADE: Autoridade significa o direito e a capacidade de comandar, fazer leis, exigir obediência; AUTORITARISMO: O autoritarismo pode ser definido como um comportamento em que instituição ou pessoa se excede no exercício da autoridade de que lhe foi investida. Pode ser caracterizado pelo uso do abuso de poder e da autoridade confundindo-se com o despotismo.
Nunca paramos para discutir sobre essas duas coisas antes, e isso é muito importante, pois sendo elas exercidas de forma errada pode ser muito prejudicial a vida de qualquer ser vivo.
Uma pessoa que não sabe exercer a autoridade que lhe foi constituída pode ser considerada um lobo em meio aos cordeiros, pois essa pessoa sempre vai achar que o mundo pertence a ela e que tudo e todos tem que fazer o que ela "mandar" e sabemos que não é bem assim, uma pessoa a qual a autoridade foi dada tem que saber impor limites nela própria, abuso de autoridade em muitas culturas inclusive na nossa é crime(embora na nossa isso ainda esteja só no papel) e todos tem direitos iguais, se se sentirem "lesados" de certa forma precisam tomar providências.

Você agora deve esta pensando: Será que isso ocorre no meio do povo de Deus? E a respota por incrivel que pareça é sim e com muito mais frequência que possamos imaginar, líderes achando que podem mandar em tudo e em todos, achando que a Igreja pertence a eles e não a Deus, Povo de Deus, tá na hora de acordar pra vida, ta na hora de parar de agir como se não conhecessem nem uma vírgula daquilo que a palavra de Deus nos ensina(e da forma como demonstram parecem não conhecer mesmo), enfim, tá na hora de parar de abusar somente porque tem um título a mais que outros discípulos. Quando Jesus nos chamou ele nos chamou para que dessemos frutos, fizéssemos discípulos e não para que tratássemos todos como lixo, como se valessem menos que nós, líderes que não aceitam conselho algum de seus discípulos somente porque o considera inferior,por favor né, desde quando somos alguém perfeito o suficiente para julgar o outro menor, gente que bíblia é essa que vocês estão lendo, pois a minha prega o amor, o companheirismo, a humildade, por favor né. Lógico que Ele também nos ensinou a obedecer aqueles que ele constituiu autoridade sobre nossas vidas, sejam elas cristãs ou não(Romanos 13:1), mas daí quando você passa a abusar passa a se exceder, abusando do poder que lhe foi dado, ai não podemos aguentar jamais calados, não estou aqui me referindo a ninguém em si, estou me referindo a todos aqueles que praticam tais práticas, se você assim o faz que a carapuça lhe sirva bem. E ai, o que eu quero dizer com tudo isso, quero fazer com que você reflita, com que nós possamos refletir, que se em algum momento abusamos da autoridade que não façamos mais, a autoridade é bem diferente do autoritarismo, que possamos exercer a nossa autoridade sim, mas com humildade, reconhecendo que não somos nada sozinhos, que precisamos sim do outro ao nosso lado.

Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Tiago 2:8

4 comentários:

  1. Muito interessante seu blog, gostei de tudo. Seguindo, segue o meu tbm no http://efeitodemulher.blogspot.com.br/2012/09/shampoo-de-lavagem-seco-como-usar.html

    ResponderExcluir
  2. Otimo texto...

    Acho q cada um é dono de si e ninguem tem que mandar em ninguem...
    Abraços

    Visita lá :)
    http://celtasim-h.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Interessante seu texto pela abordagem religiosa! =)

    ResponderExcluir
  4. Blog e texto interessante.
    Aguardo comentarios no meu!
    http://mardeletras2010.blogspot.com.br/2012/12/pathos.html

    ResponderExcluir

 
Voltar ao Topo da Página